Eu entrei no mundo dos BLOG’s para manter minha mente em atividade, em funcionamento, para expressar todos meus sentimentos, minhas conquistas, tristezas, agonias, alegrias, trocar experiências com pessoas com a mesma situação que me encontro (lesado medular), entender esse mundinho que vivemos (enquanto os outros vivem andando e correndo pra lá e pra cá, nós vivemos descansando, para qualquer lugar que vamos sempre estamos sentado...hehehehehe) e tomei gosto, utilizando uma linguagem mais acessível, onde todos pudessem ler, se divertir com minhas histórias doidas (com H porque são verídicas) e prendendo sua atenção para assuntos polêmicos em relação a ACESSIBILIDADE e todas as dificuldades que um cadeirante sofre para seu deslocamento e o desrespeito que os outros, ditos “NORMAIS”, nos tratam, entre outros vários assuntos relevantes.
Mas com o tempo fui me empolgando com o VISÃO DIFERENCIADA, os textos foram ficando melhores (modéstia parte), comecei a enxergar o mundo realmente com uma VISÃO DIFERENCIADA do que tinha antes do acidente (não que as coisas passavam despercebidas, não é isso não, mas quando se vive na pele todas as dificuldades de uma pessoa com mobilidade reduzida é que abrimos realmente os olhos para a realidade e para aquele nosso amigo ao lado) e começaram a aparecer várias idéias para o Blog.
Nesses 8 meses de vida do Blog, aproximadamente, eu aprendi muito com os amigos que fiz, com troca de experiências realizadas através de outros Blog’s, com dicas e pesquisas recomendadas pelos meus amigos virtuais (que considero muito mais presenciais do que virtuais), com as opiniões de diversas pessoas que deixam comentários no VISÃO DIFERENCIADA. Através dessas pessoas queridas, que aprendi a gostar de graça, é que aos poucos foram me revelando alguns planos para o Blog sem que elas soubessem. Transformá-lo, por exemplo, num site de esclarecimentos e de consultas jurídicas onde as pessoas poderiam se informar de seus direitos e de como proceder quando eles forem negados, a quem recorrer quando isso acontecesse. Dar dicas de espaços em residências tais como quartos, banheiros (adaptados), cozinhas, rampas de acesso e suas inclinações, entre outras dicas.

Nesta postagem eu queria somente expressar minha revolta com um acontecimento que gerou polemica semana passada. O recurso financeiro aplicado e aprovado ao blog da cantora Maria Bethania no valor de R$ 1.300.000,00 para ela declamar poesias diariamente em seu site/blog. Este apoio veio através do Ministério da Cultura que aprovou este projeto. Andei pesquisando aqui na net a definição para cultura e aqui vão alguns conceitos:
“Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.” http://www.suapesquisa.com/o_que_e/cultura.htm
“Cultura [Do lat. cultura.] O conjunto de características humanas que não são inatas, e que se criam e se preservam ou aprimoram através da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade. [Nas ciências humanas, opõe-se por vezes à idéia de natureza, ou de constituição biológica, e está associada a uma capacidade de simbolização considerada própria da vida coletiva e que é a base das interações sociais.]. A parte ou o aspecto da vida coletiva, relacionados à produção e transmissão de conhecimentos, à criação intelectual e artística, etc. Cultura de massa: Cultura imposta pela indústria cultural; Induzir, instigar, incitar.” http://www.via6.com/topico/170329/definicao-de-cultura
“Cultura. Em uma visão antropológica, podemos o definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Essa rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas, etc. Nesse sentido, podemos chegar à conclusão de que é impossível que um indivíduo não tenha cultura, afinal, ninguém nasce e permanece fora de um contexto social, seja ele qual for. Também podemos dizer que considerar uma determinada cultura (a cultura ocidental, por exemplo) como um modelo a ser seguido por todos é uma visão extremamente etnocêntrica.” http://www.alunosonline.com.br/filosofia/o-que-e-cultura/
“A CULTURA é fundamental para a compreensão de diversos valores morais e éticos que guiam nosso comportamento social. Entender como estes valores se internalizaram em nós e como eles conduzem nossas emoções e a avaliação do outro, é um grande desafio.
CULTURA - É o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade.
Cultura é um processo em permanente evolução, diverso e rico. É o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma comunidade; fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais. É o conjunto de fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação ( língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião, etc ), estando em permanente processo de mudança.
Se reunirmos o sentido amplo e o sentido restrito, compreenderemos que a Cultura é a maneira pela qual os humanos se humanizam por meio de práticas que criam a existência social, econômica, política, religiosa, intelectual e artística.” http://www.orixas.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=21&Itemid=60

Nossa, já escrevi demais, mas os BLOG’S D+++++ vocês encontrarão, alguns deles que existem na net, aí do lado.
Um grande abraço a todos.