quarta-feira, 14 de março de 2012

NO-VE-LAS-BI-LI-TA-ÇÃO-MI-LA-GRO-SAS__DA__GROBIS





Tem coisas que não podemos ficar calados. Ainda mais quando pisam em nosso calo ou, quando passam por cima de nossos dedinhos mindinhos (mesmo sem sentirmos nada) ou, quando desrespeitam nossas vagas de estacionamento destinadas a nós deficientes ou, várias outras coisas relevantes como degraus em lugares impróprios, rampas fora das normas, ou, enfim. Não sei se vocês irão pensar como eu penso mas eu sinto que há algo errado nas novelinhas da “REI-de Grobis”.

Vamos esclarecer uma coisa? O que é lesado medular? Vocês imaginam o que seja “isso”? Não fazem nem idéia né? Vamos iniciar a ‘aulinha’ do Prof. Mr. LOSEA através da cartilha da REDE SARAH DE HOSPITAIS DE REABILITAÇÃO que diz assim:

“A lesão medular traumática ocorre quando um evento traumático, como o associado a acidentes automobilísticos ou motociclísticos, mergulho, agressão com arma de fogo ou queda resulta em lesão das estruturas medulares interrompendo a passagem de estímulos nervosos através da medula. A lesão pode ser completa ou incompleta. A lesão é completa quando não existe movimento voluntário abaixo do nível da lesão e é incompleta quando há algum movimento voluntário ou sensação abaixo do nível da lesão. A medula pode também ser lesada por doenças (causas não traumáticas), como por exemplo, hemorragias, tumores e infecções por vírus.”

Até aí tudo bem? Tudo certinho? Aprendemos então que a lesão medular pode ser traumática ou não traumática. Agora vocês sabem o que é medula espinhal? Como ela é formada e constituída? Vocês sabem quais são suas funções? Mais uma vez citaremos a cartilha do SARAH que diz:

MEDULA ESPINHAL É: “constituída por células nervosas (neurônios) e por longas fibras nervosas chamadas axônios, que são prolongamentos dos neurônios e formam as vias espinhais.”

Através do conjunto da medula espinhal e encéfalo (mais conhecido como cérebro) nós chegamos ao sistema nervoso central que tem o papel fundamental no controle do corpo humano. A medula espinhal é como se fosse uma ponte, onde por ela passa comandos vindos do cérebro para o funcionamento de qualquer parte do corpo, assim como, são vias que levam sensações como dor, frio, calor, entre outras, de qualquer extremidade (por exemplo) para o cérebro. Dela sai ramificações que interligam todo o corpo com o cérebro e vice e versa. O encéfalo é o processador disso tudo. O mau funcionamento de qualquer parte desse sistema destrambelha tudo, ou seja, se a ponte quebra em sua metade, ou, desmorona por completo, o “trânsito” fica comprometido e até mesmo intrafegável onde houve a ‘interrupção’ né mesmo? Você conseguiria transpor a ponte desmoronada por ‘via terrestre’? Acho bem difícil. Nem indo e nem vindo, tudo para bem ali, na secção. Bem, estão vendo o quão é importante a medula espinhal para todo o funcionamento do sistema (corpo humano)?

Então, resolvi escrever sobre o tema depois de ter visto uma cena numa ‘novelinha global’ onde o carinha disse ao médico que iria voltar a andar com MUITA força de vontade, determinação, fisioterapia e outros blábláblás que só quem sabe e conhece sobre o assunto pode falar com propriedade. E tem mais, coloquei uma meta para meus textos preparados para o VISÃO DIFERENCIADA, mas, esse tema merece ultrapassar essa meta de uma lauda por postagem por ser um tema muito polêmico.

As pessoas não conhecem sobre o assunto e acabam falando besteiras. Estou cansado de ouvir pessoas que chegam até a mim dizendo: “E aí? Como você está? Você vai melhorar? Vai voltar a andar? Não deixe de fazer fisioterapia, você tá fazendo fisioterapia né mesmo? Com a fisioterapia você volta a andar.” Caramba! Não é a fisioterapia que te vai fazer voltar a andar não CRIATURA DE DEUS. O tratamento fisioterápico tem várias funções e benefícios mas não garante que um lesado medular volte a andar não. E quando a gente tenta explicar o contrário para as pessoas, elas saem dizendo que você está revoltado.

Em torno disso tudo, entra as novelinhas da ‘REI-de Grobis’ que vendem uma imagem totalmente distorcida da realidade. Lembrei de um comentário feito pelo namorado da Aline Rocha (uma grande amiga ‘facebookiana’ que conheci através da grande rede social FACEBOOK) falando sobre essa situação. Fico preocupado com aquelas pessoas que sofreram esse trauma recente e que ainda não se aceitaram, e, sem o conhecimento da real situação que se encontram, acreditam cegamente nas mensagens distorcidas, ou melhor, FALSAS, que essa emissora vive transmitindo do CABURAÍ ao Chuí.

Teve uma novela que o cara era piloto de avião, sofreu um acidente, ficou paraplégico e depois de MUITA fisioterapia, força de vontade, determinação e outros blábláblás, voltou a andar e pilotar aeronaves. O interessante foi a reabilitação desse personagem. Logo estava sentando e se movimentando como se nada tivesse acontecido. Em casos de lesões na medula a pessoa perde totalmente seu equilíbrio de tronco. Para sentar é preciso toda uma preparação do paciente. Uns precisam de coletes torácicos (acho que todos precisam) para se manterem eretos. Eu precisei ‘amarrado’ no encosto da cadeira para não cair o tronco para frente.

Enfim, não podemos acreditar em tudo que é falado e transmitido por aí gente. Estou aprendendo que tudo tem seus os dois lados, no mínimo. Procurem, busquem informações, não acreditem em tudo que dizem por aí. Vivemos na Era da Informação e informação é tudo.

Então gente, já escrevi demais e agora vou indo, mas antes disso, deixarei o link das informações que compartilhei com vocês.

Link: www.sarah.br


Um grande abraço a todos.


11 comentários:

  1. Outro dia comentei sobre isso com amigo e na ocasião ddisse que ia postar no meu blog, mas parabéns por esclarecer que nem tudo que parece É!
    Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu, sinceramente, não iria me pronunciar sobre o assunto, mas, diante de tantas 'mentiras' me senti na responsabilidade de fazer algo para que isso não passe em branco. Nós temos o dever de esclarecer aos leigos a nossa realidade.

      Vamos divulgar a realidade de um lesado medular!

      Um grande abraço e seja bem vindo Léo C7

      Excluir
  2. Eita que agora você disse tudo!!! Que bom que você tem uma área aonde pode compartilhar com as pessoas um pouco de sua realidade... e chamar a atenção das pessoa para o correto" bjinhos... te dollo... cheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda falta muitas informações Kelly, isso é só o basicão.

      Beijão!!!

      Excluir
  3. Nossa Luiz... depois de conversar com vc sobre esses assuntos, e qdo vi algumas cenas desta novela, percebi o qto eles amenizam e passam informações falsas!!!! Pena que fazem isso, pois poderiam usar a audiência para informar, ensinar e mostrar as dificuldades por que passam quem sofreu algum tipo de lesão e, ainda, ajudar a conscientizar e mostrar as dificuldades de acessibilidade. Bjus.. Shirley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Shirley, eles tem o poder nas mãos para fazerem a coisa certa e não o fazem e acaba que criando falsas espectativas para aquelas pessoas que ainda ou não se aceitaram ou ainda não disponibilizam de informações sobre o assunto.

      Fico muito triste com isso.

      Beijão!!!

      Excluir
  4. Oi amigo, estou orgulhosa de você e concordo com tudo que citou.
    Procuro sempre estar atualizada sobre o assunto "lesão medular", foi através de muito pesquisar que hoje vivo na realidade do que é ser uma cadeirante.

    Beijos e parabéns pelo seu blog.

    Renata.

    ResponderExcluir
  5. Oi amigo, estou orgulhosa de você e concordo com tudo que citou.
    Procuro sempre estar atualizada sobre o assunto "lesão medular", foi através de muito pesquisar que hoje vivo na realidade do que é ser uma cadeirante.

    Beijos e parabéns pelo seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renatinha,

      Que bom ver vc por aqui minha linda. Eu tbm pequisei muito sobre o assunto e os blogs me ajudaram muito a ter uma vida mais perto do normal, se é que vc me entende...hehehehe

      Beijão Renatinha!!!

      Excluir
  6. Luis adicionei seu blog aminha lista espero q não tenha problema.
    Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aê Léo,

      Pô cara, valeu por ter me adicionado em sua lista de blogs pq isso só faz com que eu tenha a certeza que vcs e tantos outros, estão gostando dos textos desse doidin que vos fala.

      Fique a vontade Léo, se sinta em casa.

      Um grande abraço!!!

      Excluir