segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Projeto Social

Confiram esse projeto que tem como objetivo substituir a carroça de catadores.


Adeus carroça velha
Certas propostas, quando feitas em campanhas políticas, parecem que nunca vão passar de discurso, sobretudo quando o aspirante ao cargo perde a eleição. Se esquecer de cumpri-la, provavelmente ninguém lembrará de cobrar, porque os holofotes sobre a candidatura se apagaram. Mas o presidente estadual do PV, Sérgio Xavier, que acaba de disputar o governo do estado, decidiu levar a sério a plataforma política defendida e anuncia para os próximos dias o lançamento da recicleta, veículo feito com material reciclável, destinado a substituir a velha carroça dos catadores de lixo.

A recicleta, que nasceu da prancheta do arquiteto Paulo Ramalho, diretor do Instituto InterCidadania - ONG criada há dez anos pelo próprio Xavier - pode não ter lá um nome muito sonoro, mas é uma ideia que combina bem com a proposta de ´empresa inclusiva` apresentada na campanha pelo então candidato. Funciona assim: o veículo (uma bicicleta de dois lugares, adaptada com reboque para coleta de recicláveis) será produzido em uma fábrica montada no Coque e entregue a catadores por um valor simbólico. No processo de produção, as vagas, preferencialmente, ficarão com pessoas sem renda, que serão alfabetizadas e capacitadas. ´É uma ação empreendedora baseada no conceito de inclusão e capacitação produtivas. Aprender produzindo, produzir aprendendo`, diz. De fato, os benefícios socioambientais são enormes: estimula o trabalho, a cidadania e a intimidade necessária com os conceitos de preservação, ainda com a vantagem de ser empreendimento autossustentável. Tem tudo para dar certo.

http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/12/05/urbana3_0.asp


Confira as imagens da recicleta.





Maiores detalhes do projeto acessem o site: http://utileoportunidades.wordpress.com/2010/12/04/recicleta-as-bicicleta-para-quem-coleta/


O Arquiteto Paulinho (Paulo Ramalho), que também é meu amigo desde os tempos de alfabetização, é o autor deste projeto inovador e criativo e Diretor Executivo (Interino) do Instituto InterCidadania, que tem como objetivo principal articular, incentivar e multiplicar ações de cidadania e solidariedade, através da difusão de conteúdo informativo e formativo na internet, atuando em rede, com múltiplos parceiros.

Para conhecer as ações do Instituito acessem: http://www.intercidadania.org.br/index.kmf

Conheça também o iTEIA pelo link: http://www.iteia.org.br/; que tem como missão ser o acervo da produção multimidia de centros culturais nacionais e internacionais, integrando e relacionando conteúdos das redes atuais, como por exemplo, o projeto Pontos de Cultura e o programa Casa Brasil.


Contatos com Paulinho (Paulo Ramalho):

TWITTER
@paulinhoramalho

FACEBOOK
http://www.facebook.com/profile.php?id=100000916194224#!/profile.php?id=100001565943149


Paulinho meu amigo, um grande abraço e SUCESSO.


Um grande abraço a todos.

5 comentários:

  1. Oiii Luiz Otávio!!!!

    Muito legal o projeto do seu amigo, sempre é positivo quando se fala em reciclagem... E a ecocicleta vai ajudar muito nesse aspecto, tornar o lixo em algo que poderemos usar novamente...Ideia fantástica!!! Bjos!! ;)

    ResponderExcluir
  2. Gostei da recicleta!
    Tudo que se cria para melhorar, aproveitar e reutilizar é muito importante...
    O mundo precisa de projetos como esse.
    Muito legal mesmo.
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Que máximo este projeto. Seria fantástico aqui em Floripa, pois temos muitos catadores de lixo reciclável. Parabéns pela recicleta. Ideia genial!

    beijos carinhosos

    www.aspalavrasquemedefinem.blogspot.com
    www.quemmoradentrodemim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Luiz...

    Que bom ter vc no meu cantinho..tb amei o teu blog e já estou seguindo duplamente.......sou blogueira viciada hehehehe

    Beijos e obrigadão.

    ResponderExcluir
  5. Vlw Lulinha.... Depois quando o projeto for implementado aqui em Recife eu mando umas fotos...

    Abs a todos, vlw pelos comentários!

    ResponderExcluir