sexta-feira, 25 de março de 2011

BLOG’S D++++++++




Eu entrei no mundo dos BLOG’s para manter minha mente em atividade, em funcionamento, para expressar todos meus sentimentos, minhas conquistas, tristezas, agonias, alegrias, trocar experiências com pessoas com a mesma situação que me encontro (lesado medular), entender esse mundinho que vivemos (enquanto os outros vivem andando e correndo pra lá e pra cá, nós vivemos descansando, para qualquer lugar que vamos sempre estamos sentado...hehehehehe) e tomei gosto, utilizando uma linguagem mais acessível, onde todos pudessem ler, se divertir com minhas histórias doidas (com H porque são verídicas) e prendendo sua atenção para assuntos polêmicos em relação a ACESSIBILIDADE e todas as dificuldades que um cadeirante sofre para seu deslocamento e o desrespeito que os outros, ditos “NORMAIS”, nos tratam, entre outros vários assuntos relevantes.

Mas com o tempo fui me empolgando com o VISÃO DIFERENCIADA, os textos foram ficando melhores (modéstia parte), comecei a enxergar o mundo realmente com uma VISÃO DIFERENCIADA do que tinha antes do acidente (não que as coisas passavam despercebidas, não é isso não, mas quando se vive na pele todas as dificuldades de uma pessoa com mobilidade reduzida é que abrimos realmente os olhos para a realidade e para aquele nosso amigo ao lado) e começaram a aparecer várias idéias para o Blog.


Nesses 8 meses de vida do Blog, aproximadamente, eu aprendi muito com os amigos que fiz, com troca de experiências realizadas através de outros Blog’s, com dicas e pesquisas recomendadas pelos meus amigos virtuais (que considero muito mais presenciais do que virtuais), com as opiniões de diversas pessoas que deixam comentários no VISÃO DIFERENCIADA. Através dessas pessoas queridas, que aprendi a gostar de graça, é que aos poucos foram me revelando alguns planos para o Blog sem que elas soubessem. Transformá-lo, por exemplo, num site de esclarecimentos e de consultas jurídicas onde as pessoas poderiam se informar de seus direitos e de como proceder quando eles forem negados, a quem recorrer quando isso acontecesse. Dar dicas de espaços em residências tais como quartos, banheiros (adaptados), cozinhas, rampas de acesso e suas inclinações, entre outras dicas.

Seria interessante um blog dessa natureza, não é mesmo? É? Também achei bem interessante, mas o que me falta para fazer e transformá-lo num site com essas características? Faltam zilhões de coisas inclusive apoio. E qual seria esse apoio? Que tipo de apoio eu preciso? Apoio Moral? Recursos Financeiros? Recursos Humanos? Na verdade, precisamos de todos eles para realizar um projeto de uma grandeza como essa onde usando uma ferramenta como a internet o teor de abrangência é enorme.
Nesta postagem eu queria somente expressar minha revolta com um acontecimento que gerou polemica semana passada. O recurso financeiro aplicado e aprovado ao blog da cantora Maria Bethania no valor de R$ 1.300.000,00 para ela declamar poesias diariamente em seu site/blog. Este apoio veio através do Ministério da Cultura que aprovou este projeto. Andei pesquisando aqui na net a definição para cultura e aqui vão alguns conceitos:

“Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.” http://www.suapesquisa.com/o_que_e/cultura.htm

“Cultura [Do lat. cultura.] O conjunto de características humanas que não são inatas, e que se criam e se preservam ou aprimoram através da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade. [Nas ciências humanas, opõe-se por vezes à idéia de natureza, ou de constituição biológica, e está associada a uma capacidade de simbolização considerada própria da vida coletiva e que é a base das interações sociais.]. A parte ou o aspecto da vida coletiva, relacionados à produção e transmissão de conhecimentos, à criação intelectual e artística, etc. Cultura de massa: Cultura imposta pela indústria cultural; Induzir, instigar, incitar.” http://www.via6.com/topico/170329/definicao-de-cultura

“Cultura. Em uma visão antropológica, podemos o definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Essa rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas, etc. Nesse sentido, podemos chegar à conclusão de que é impossível que um indivíduo não tenha cultura, afinal, ninguém nasce e permanece fora de um contexto social, seja ele qual for. Também podemos dizer que considerar uma determinada cultura (a cultura ocidental, por exemplo) como um modelo a ser seguido por todos é uma visão extremamente etnocêntrica.” http://www.alunosonline.com.br/filosofia/o-que-e-cultura/

“A CULTURA é fundamental para a compreensão de diversos valores morais e éticos que guiam nosso comportamento social. Entender como estes valores se internalizaram em nós e como eles conduzem nossas emoções e a avaliação do outro, é um grande desafio.

CULTURA - É o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade.

Cultura é um processo em permanente evolução, diverso e rico. É o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma comunidade; fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais.  É o conjunto de fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação ( língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião, etc ), estando em permanente processo de mudança.

Se reunirmos o sentido amplo e o sentido restrito, compreenderemos que a Cultura é a maneira pela qual os humanos se humanizam por meio de práticas que criam a existência social, econômica, política, religiosa, intelectual e artística.” http://www.orixas.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=21&Itemid=60


Existem muitos Blog’s merecedores de um “apoio” financeiro que conheço e que sigo (é só ver minha lista de blog’s favoritos) do que o da Maria Bethania. Muitos deles são bem mais instrutivos e informativos que um simples site de declamação de poesias. Não que seu site não seja merecedor desse apoio, não quero dizer isso não, eu apoio todo tipo de expressão e movimento cultural, todos têm seu devido valor, mas como no Brasil as pessoas precisam ter “Q.I.” (QI – quem indica) ou ser um personagem com influência na mídia para ser privilegiado e alcançar seus objetivos com maior facilidade...

Nossa, já escrevi demais, mas os BLOG’S D+++++ vocês encontrarão, alguns deles que existem na net, aí do lado.



Um grande abraço a todos.



7 comentários:

  1. Você arrasou neste post. Fui correndo ver sua lista e estou nela hehehe, mas com certeza há blogs muito mais merecedores de incentivo financeiro do que os meus. Eu os faço por puro desabafo.
    Quero deixar registrado que aprendo muito lendo o teu blog e refaço minha idéias em relação a acessibilidade. Te admiro muito meu amigo Luiz.

    Beijos e bom findi.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post Luiz e concordo plenamente com tudo que você escreveu. Tanta gente merecendo e precisando de oportunidade né, mas o que falta é o famoso "QI".
    Que absurdo essa lance da Maria Bethania, como você colocou, não que ela não seja merecedora, mas tem necessidade pagar R$ 1.300.000,00 para ela declamar poesias diariamente em seu blog! Que 'salário' einh..
    Mas não desanima amigo, adorei a sua ideia de transformar seu blog em um espaço com todas essas utulidades públicas que você enumerou, precisamos demais disso!! Infelizmente hoje falta muuuita informação e educação em nosso país, mas se cada uma fizesse a sua parte e trabalhasse como agente transformador conseguiríamos mudar essa realidade..
    Você tem uma facilidade enorme para escrever e tornar seus textos super atrativos e instigantes para ler, usando uma linguagem muito bacana!! Vá em frente amigo e se precisar de ajuda e só gritaaar..hehehe que sempre estarei aqui para ajudar!!

    Beeeijos

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vc e entendo sua revolta... Infelizmente existem esses QI's, que atrapalham e muito a vida de muitas pessoas que tem muito mais competência e conhecimento. Mas não podemos desistir e lutar por espaço...
    Adorei sua ideia de fazer um site... tem que amadurecer essa ideia, pois esse site poderá ajudar muitas pessoas!
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Muito boa sua reflexão e sempre de uma forma bem humorada. É uma pena que o incentivo á cultura seja tão restrito e limitado com tanta gente boa por aqui nesse meio de blogueiros né. Siga em frente com teus projetos porque o mais importante você tem, a vontade. Bjos.

    ResponderExcluir
  5. Isso Aew Lulinha, vamo escrever teu Blog na lei Rouanet também pra ver se a gente ganha uma laminha né? hehehe

    ResponderExcluir
  6. Amigo, estou sentindo sua falta. Tem presentinho pra você lá no meu cantinho. Vá na sessão SELOS. Bjos.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia...

    Meu sumidinho preferido...saudades de tu viu?

    Tem um mimo especial para vc no endereço abaixo

    http://kantinhodakekel.blogspot.com/2011/04/selinho-da-estrela-nana.html

    Beijossssss

    ResponderExcluir